segunda-feira, 29 de outubro de 2007

O Vasco de Eurico

Não é confiável a administração de Eurico Miranda, me parece desacreditada, uma vez que nem patrocinadores conseguem. Figura desgastada, com forte apego ao cargo acha que consegue bons dividendos tratando a mídia como trata, sempre a desprezando. Seu discurso está sempre revestido de mau humor, depreciando o seu interlocutor em entrevistas; está convencido que agindo assim, com rompantes de um déspota, que protege o Vasco (instituição) de jornalistas e torcedores mal intencionados. Daí o homem sai distribuindo bordoadas a torto e a direito em quem estiver pela frente. Contrariado responde de modo infantil situações em que poderia haver um tratamento, mais maduro, equilibrado, usando da sensatez para lidar com as adversidades. Se ele é mesmo vascaíno, tenho dúvidas, se for, por sua incapacidade administrativa, têm colhido bons frutos, apenas vitoriosas derrotas em seu recheado currículo. Não suporta torcedores, salvo em períodos em que necessita de voto para se eleger no poder legislativo. Há pouco tempo foi barrado no baile, não conseguiu o tão sonhado mandato popular. Votos, só os obtidos em nosso clube. Mesmo assim, são questionados por sua validade, creio que para síndico encontre dificuldades. O sábio dirigente durante este tempo no poder, consegue apenas canalizar para si, reprovação da maioria dos vascaínos. Sua conduta sempre foi esta e me parece fossilizada, deste modo ganhou respaldo para dirigir o Vasco. Há um desejo por parte do conselho que sustenta este estado de coisas, a manutenção de Eurico.

Qualquer mal estar na Colina, sacam do bolso, vedando acesso à informação. Exercem a censura, coagem jogadores, inibindo a tal ponto, como deixou constrangido Leandro Amaral no final de uma partida, perguntado declarou que não poderia dar entrevistas, eram ordens.

O Vasco para este grupelho de apoio está muito bom, acreditam piamente que deve ficar muito melhor até o final da competição. Apostam na permanência de Eurico e possibilitam e sedimentam espaços de poder em São Januário, distribuídos segundo a imprensa para a família do dono do clube. Apontam como o modelo de melhor dirigente, o mais qualificado, em um eventual embate com Dinamite, o derrotaria, deixaria Dinamite nocauteado em questões de segundo. Sabe que Dinamite não é adversário pra ele. Acho quem poderia derrotar o dirigente autoritário que tem mando na Colina, seria uma pessoa com raízes lusitanas, de prestigio no clube e na mídia, e disposta a enfrentar este estado de coisas, para começar a limpeza e remoção do entulho autoritário que permanece e pode ficar em SJ por um bom tempo. Penso que um candidato provindo de outros segmentos que não o dominante na Colina, fora da história política de São Januário, está fadado a ser alijado do processo de eleição. Forças conservadoras e mesmo a atual oposição podem se aglutinar em beneficio da tradição do clube. Dinamite mesmo que tenha vínculos com o clube, ídolo deste mesmo clube não teria condições ou não quer e não está disposto a exercer uma liderança capaz de mobilizar os descontentes em São Januário. Ilustres vascaínos que circulam pela mídia e são aclamados, parece que não se engajariam em fileiras da oposição, não iriam fazer passeata. O departamento jurídico do Vasco é muito capaz, articulado e assessora com presteza e dedicação o dirigente Eurico.

Como jogador, artilheiro e meu ídolo, nota mil, mas como condutor de movimento de oposição, é dose. A idéia que passa para mim é de estar sempre pedindo desculpas ao Eurico pelo incomodo que causa. O movimento que o apóia, não tem pretensões de sair à rua para um chamamento da massa vascaína, não é a praia da maioria dos membros de oposição, preocupados apenas na confecção do próximo cardápio.

Vascaínos de outros estados teimam em apontar na direção dos torcedores moradores do Rio de Janeiro, uma culpabilidade, uma omissão pelo estado em que se encontra o nosso clube. Não sei se desta maneira de nos encarar revela a ausência de uma tradição de luta oposicionista dos vascaínos. Formas de lutas existem muitas e algumas são tentadas ou mesmo as sugeridas por vascaínos de modo radical na remoção desta gestão ultrapassada e autoritária que vigora em São Januário. Acredito que um dos melhores caminhos é a via judicial ou quem sabe conseguir respaldo com o grupo de poder que sustenta o gestor autoritário em São Januário, provocando uma cisão.

Vascaínos, até a vitória final.

*********************************************

Uma pena que o dirigente-mor do clube da Colina, não tenha ouvido a notícia para desmentir publicamente o que provavelmente vai acontecer. Como fez recentemente ao saber que o jornal Lance havia noticiado antes dele, proclamar o técnico para o público.Acho que o jogador está correto, ele é profissional e vive do que ganha. Se surgiu proposta mais interessante, deve mesmo ir à luta. Pode ser que não esteja satisfeito com o que se passa no clube e prefira respirar novos ares. Basta ele olhar para onde o Fluminense caminha e para onde o Vasco vai .Se o nosso dirigente que defende o clube mais do que Vascaíno, até o momento não manifestou interesse em sua permanecia, acha do alto de sua sapiência que basta dizer a palavra mágica Vasco, para que qualquer jogador ou treinador estariam dispostos a pertencer ao elenco do clube, a renovar contrato, ou abdicar de melhores ganhos. Se um cara como dirigente dá um chute na bunda de verdadeiros jogadores vascaínos, imaginem se ele se importa com os torcedores. Não lembro de Eurico encampar qualquer idéia sugerida pela torcida para este ou aquele jogador. Está pouco se lixando conosco. Nosso craque Leandro Amaral pode puxar este cordão para a saída de São Januário de outros jogadores. E na visão do dirigente pode entrar um jogador e sair outro. Novo plantel estará sendo elaborado com antecedência, tudo com a prestimosa ajuda de empresários interessados em manter SJ como vitrines de seus craques. Sem dúvida, muitos deles serão recebidos, se são verdadeiros vascaínos, ainda não sei

Obs: Textos publicados sob forma de comentários no site Supervasco.

4 comentários:

Lia Noronha &Silvio Spersivo disse...

Wilton: eu nao entendo nada d efutebol..sou Botafoguense d e berço...Abraços carinhosos pra vc meu querido e atencioso amigo.

Lia Noronha &Silvio Spersivo disse...

Wilton: eu nao entendo nada d efutebol..sou Botafoguense d e berço...Abraços carinhosos pra vc meu querido e atencioso amigo.

Lia Noronha disse...

Já convidou a nossa amiga laura pr aconhecer o seu novo espaço?
Bjus

Almagama disse...

lixo de time!!!!!!