quarta-feira, 14 de novembro de 2007

O Vasco sob o olhar de Luiz Penido

Torço muito para o que Luiz Alberto Penido propalou ganhe aspecto de veracidade, caso contrário, me parece uma bobagem, pois no meu entendimento está revestida e arrumada simplesmente como enaltecimento da figura do dirigente vascaíno e de sua política clubística. Para quem lê trata-se de uma peça jornalística para distrair e divertir os torcedores vascaínos. Quando li a transcrição, imaginei e desculpe a intimidade, Penidaço em sua hora de folga se transformasse em mago e de posse de uma bola de cristal, dado o caráter das previsões, que foram projetadas para o nosso clube, permitiu assim este modo de pensar. Por outro lado, desejo mesmo e torço para que novos fluidos, novos ares estejam presentes em nosso clube; seja o ano de 2008, uma nova era, geradora de alegria e vibração para nós torcedores do clube da Colina histórica como você costuma dizer.

Para quem ouve Penido e no meu caso tenho deixado de ouvir, a impressão que me passa é de quem quer ficar de bem com todos os dirigentes. Não reprovo como ouvinte sua atitude, mas em alguns casos, cheira a puxa-saquismo. Por falar em puxa-saco, lembrei que este estado era elevado ao extremo quando Kléber Leite, além de colega de rádio (tinha saído da Rádio Globo, comandava um programa de debate esportivo), se transformou em empresário, e junto a um grupo, assumiram o antigo Cine Imperator no Méier, inauguraram uma casa de diversão. Acho que havia disputa de quem bajulava mais, olha que eu passava por todas emissoras nos diversos horários que tinham programas esportivos.

Muitos radialistas enalteciam a figura colega a todo instante, era citado como exemplo de um grande empresário, vencedor, no entanto, um tempo depois, o mesmo empresário entra em colapso, estes mesmos colegas deixaram de citá-lo como um grande empresário, ficaram em silêncio tumular.

Gosto do Penido é um sujeito competente, mas algumas falhas cometidas nas narrações das partidas, de uns tempos pra cá, tem sido costumeiras, como errar nomes e induzir o ouvinte para situações narradas de modo equivocado, descreve coisas inexistentes, ou melhor, dentro de sua ótica quer que aconteça e se encaixe sempre com intuito de agradar o torcedor. As falhas, no entanto, são sempre socorridas por um dos membros da equipe. Compreendo que falhas sejam naturais, mas há o insistente e elevado tom de voz, produzido com a falsa emoção de que pode contaminar o torcedor. Entendo que seja um recurso e marca do radialista, e isto lhe confere para uma grande camada de ouvintes, a condição de melhor locutor do país.

Por falar em erro de narração esportiva, não é um privilégio de Penido, tem sido acometido por outros narradores; o locutor da Tv Bandeirantes, é uma prova total da ignorância, o que é mais grave no que diz respeito ao futebol carioca, derivando também como falta de respeito ao torcedor.

A fala de Penido protege, dá respaldo e legitima as possibilidades que possam surgir em São Januário, nos deixa confortados e nem uma dúvida sequer de que não serão concretizadas. Ele pelo menos está convencido e comprometido com a informação e lança um olhar em direção de novas melhorias que o clube vai passar. Uma fala com destino certo, o torcedor vascaíno. Com isto ficamos cientes de que a fila de jogadores com reclamações trabalhistas acabou, mas existia fila com este propósito? Engraçado nem parecia, o aspecto do clube é que ali, reinava uma tranqüilidade absoluta. Agradeço muito pela revelação, ainda bem que nós vascaínos contamos com estas informações de primeira.

Penido aventa a hipótese de troca de treinador e que será um trabalhador, jovem e comprometido com a modernidade. Caro Penido é muito melhor alguém com um bom transito no jornal Lance, avisar para não publicar nada antes do tempo, caso contrário, poderá ficar sem este modelo ideal de treinador. Seria uma enorme frustração para nós, não contar com um profissional com este perfil. Nem ouso falar do ótimo elenco que está sendo elaborado, com profissionais do naipe que você imagina; imaginamos também, se me permita este prazer, não passaremos por mais dissabores, foi jogada para escanteio a negra fase que passamos. Aleluia!

Acredita quem quiser no que foi falado e eu acredito e agradeço ao profissional Luiz Penido por estas alvíssaras. Com fé, eu agradeço a Deus e rezo bastante para tudo que seja prejudicial ao nosso clube, se distancie cada vez mais e os nossos adversários consigam em dobro.

Até a vitória final.

* O texto publicado foi reproduzido no site Supervasco.

Nenhum comentário: